O Google vai dominar o mundo III: O contra-ataque europeu




As ambições audaciosas do Google vêm encontrando obstáculos na Europa. Justamente lá onde o aspirante a dono do mundo vinha obtendo grandes resultados comerciais.
Como já falado nesse blog, a Alemanha já havia demonstrado descontentamento com a invasão de privacidade que o Google street view vem promovendo, bem como no Japão (eu sei que o Japão fica na Ásia só estou lembrando). As autoridades alemãs afirmam que a empresa "avança sem refletir".
Na Alemanha ainda, o Google sofre com pressões de editoras que afirmam que a empresa viola os direitos autorais e ainda fazem lobby para a aprovação de uma nova lei sobre os direitos autorais na Internet.
Mas na Itália não temos um descontentamento, mas sim uma batalha campal, quase guerra declarada. Sílvio Berlusconi propôs uma lei para responsabilizar sites como o You Tube por conteúdos publicados por seus usuários. (nem posso imaginar o motivo dessa lei! o_o) É bom lembrar que uma empresa do grupo do primeiro ministro italiano, a mediaset já esta processando o Google também.
Autoridades italianas investigam ainda o Google news (confesso que sou fã desse). Agências de notícias afirmam que a ferramenta viola seus direitos autorais ao divulgar trechos de notícias por elas publicadas. Afirmam ainda que se retirarem esses trechos do Google news as buscas pelo google ficam dificultadas.
Na Suíça as autoridades processaram o protagonista da nossa série para que aumente a proteção a privacidade das pessoas, principalmente no street veiw.
Tudo Isso sem contar os problemas com a Comissão Européia, que embora não venha tomando atitudes em relação as acusações de monopólio, não sabemos até quando essa omissão persistirá. O Google possui mais de 90% do mercado de buscas na internet, nem nos EUA essa vantagem sobre os concorrentes é tão alta. Mas como não poderia ser diferente outras empresas de internet como a Microsoft e Yahoo não acham muito legal toda essa vantagem e pressionam as Autoridades do Bloco para que tomem providências.
É pessoal não é fácil dominar o mundo!!!

0 comentários:

Postar um comentário